Início / Aconteceu / Mais produtores rurais são capacitados na região Tocantina pelo Senar

Mais produtores rurais são capacitados na região Tocantina pelo Senar

Oficina de Beneficiamento de Farinha de Mandioca, presente no estande do Senar.

Entrega de certificados aos participantes, pelo gestor do Senar e parceiros.

Aula prática de piscicultura durante a Expofran

O Senar acaba de participar de mais um evento voltado para a promoção do setor agropecuário na região tocantina. Trata-se da Exposição Agropecuária de Porto Franco (23ª Expofran), ocorrida esta semana, com a participação de centenas de parceiros que levaram para a Exposição, diversos produtos agropecuários para comercialização ou apenas divulgação de produtos e serviços, em uma das iniciativas mais conceituadas da região.

As Feiras Agropecuárias realizadas em diversos municípios maranhenses ao longo do ano, tem se constituído em vitrines indispensáveis para a interação entre os produtores rurais, sobretudo, para a capacitação e mostra de novas tecnologias, essenciais para o desenvolvimento da produção rural, seja qual for o segmento.

Envolvido neste processo, o Senar tem participado efetivamente de todas as Feiras e Exposições levando ações voltadas para a qualificação profissional do médio e pequeno produtor. Em Porto Franco, município localizado a 750 quilômetros da capital, o Senar esteve presente com os cursos de Fruticultura (cultivo da banana), Piscicultura e Irrigação.

No mesmo espaço, também, foram ministradas Oficinas agroindustriais, envolvendo o processo tecnológico de produção da aguardente de cana de açúcar, (Oficina de cachaça) e Beneficiamento da raiz de mandioca. Atividades responsáveis por atrair grande número de pessoas.

Certificados

Ao final dos cursos, foram entregues aos produtores os certificados. Durante a solenidade organizada pelo Senar, diretoria da Associação dos Produtores Rurais de Porto Franco, Sagrima e Agerp foram ressaltadas a importância e as oportunidades que passam a ser criadas para desenvolvimento das cadeias produtivas de hortifruti e aquicultura.

Do ato, participaram o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, o presidente da Associação dos Produtores Rurais, Itamar Miranda, o supervisor técnico do Senar. Egon Bastos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Porto Franco (STTR-Porto Franco), Eva Pereira, vereadores, organizadores e convidados.

De acordo com o Superintendente do Senar Luiz Figueirêdo, são 23 anos seguidos que o Senar se faz presente na Expofran, sempre trazendo novidades para o homem do campo da região Tocantina.

“ E, com o Programa Mais Produção as capacitações ministradas durante a 23ª Expofran, vão contribuir ainda mais para a melhoria do padrão exploratório da piscicultura em tanque escavado e da exploração da bananicultura nessa região”, afirmou ele..

O produtor rural Ronaldo da Conceição, disse após sua certificação, que foi atraído pela oportunidade e garante que futuramente vai pôr em prática o que aprendeu para contribuir de forma positiva, para o desenvolvimento da região tornando dessa forma, o município de Porto Franco, uma referência no setor agropecuário, crescendo com a contribuição do Senar.

“A equipe do Senar é competente e leva para onde vai, o máximo de conhecimento ao setor rural. E nós, como produtores rurais, captamos o que nos foi transmitido, para fortalecermos cada vez mais a nossa produção”, acentuou ele.

Na opinião do presidente da Aprofran, Itamar Miranda, é uma satisfação organizar a 23ª Expofran com a ajuda de diversos parceiros, dentre eles, o Senar.

“A nossa exposição tem grande magnitude, porque atende Porto Franco e municípios vizinhos, além, é claro de congrega parceiros como a Sagrima e o Senar que capacitam  e trazem   conhecimentos e assistência para os nosso produtores rurais”, ressaltou o presidente da Aprofan.

Entrega de certificados aos participantes, pelo gestor do Senar e parceiros.

Foi útil essa informação? Seja o primeiro a comentar!

Comentários

About Assessoria de Comunicação

Scroll To Top