Início / Aconteceu / Seminário promovido pelo Senar Maranhão destaca Cidadania Rural para produtores

Seminário promovido pelo Senar Maranhão destaca Cidadania Rural para produtores

Palestrantes do Seminário sobre Cidadania Rural

Lourival Costa, do Setor de Arrecadação do SENAR, durante abertura do evento

O sistema Faema/Senar realizou o I Seminário do Programa Cidadania Rural.  O evento é uma ação do Programa Cidadania Rural, de iniciativa do Senar Brasil,  que está sendo desenvolvido por meio das Administrações Regionais em todo o país.

O Programa Cidadania Rural foi criado em 1999 pelo Senar em parceria com a coordenação de Informações Institucionais do INSS para orientar e informar homens e mulheres do campo sobre direitos e deveres com foco na legislação previdenciária e tributária.

O principal objetivo foi resgatar a cidadania do homem do campo por meio da disseminação do conhecimento sobre os direitos e deveres na área rural. A parceria com entidades e órgãos com capacidade de mobilização do público alvo de nosso trabalho, foi fundamental, por isso a participação do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC/MA).

Parceiros

As ações voltadas para a execução do programa buscam conciliar a programação das administrações regionais e parceiros em todos os estados, municípios e no Distrito Federal (DF), por meio de eventos e distribuição de materiais.

A programação foi direcionada ao público envolvido com atividades econômicas que se relacionam com a aérea rural e  teve carga horária de quatro horas,  quando na oportunidade, foram realizadas palestras e distribuição de material de apoio.

Wagner Anacleto da Costa, do Senar Brasil, discorreu sobre a Contribuição Previdenciária e do Senar e classificou  de grande importância a temática apresentada.

“Relevante todo o conteúdo discutido no encontro, tendo em vista que trata do cumprimento de deveres e obrigações por parte dos produtores rurais, que consequentemente lhes oportunizará o acesso aos benefícios previdenciários”, disse ele, aprovando a iniciativa e destacando que a  contribuição do Senar possibilita o cumprimento da missão institucional por meio de ações que terão como destino estes mesmos produtores rurais.

As palestras foram  ministradas por instrutores do Senar Brasil, Receita Federal e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), onde foram apresentados os temas: Contribuição Rural, por Wagner Anacleto (Senar Brasil), Benefícios Previdenciários, por  Maria Vitória Santos (INSS) e eSocial e EFD Reinf, por Cícero Viana de Souza, (Receita Federal). Nessa empreitada, o Senar contou com a parceria de órgãos públicos e do Conselho Regional de Contabilidade.

Do Senar Maranhão estavam presentes o Assessor de Arrecadação, Sr. Lourival Santos e os agentes de Arrecadação: Liliane Feitosa, Cleiton José e Paulo Ricardo.

Participantes atentos às explicações dadas pelo palestrante

About Assessoria de Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top